Páginas

2014-05-02

The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson

Onde Wes Anderson encontra Stefan Zweig

O filme Grand Budapest Hotel é baseado num pastiche de várias obras de Stefan Zweig, e tem a ambição de ser um retrato do fim dos tempos áureos da Europa Central, em que tudo parecia caminhar inexoravelmente para o progresso e a modernidade, onde a aristocracia ia cedendo, simpaticamente, alguns privilégios que o povo agarrava, aparentemente contente com as migalhas deixadas. A situação de desigualdade afinava ortodoxias ideológicas que prometiam justiça, conforto às populações, livrar-se de corpos estranhos e voltar a uma suposta pureza. Apesar das construções de ódio que abundavam, a guerra era inocentemente vista como uma coisa do passado, ultrapassada. Esta aparente ordem acaba com o início da Primeira Guerra Mundial, embora no filme se viaje directamente para os tempos anteriores à Segunda Guerra.

A complexidade da narrativa surpreende, como muitas vezes acontece com os filmes de Wes Anderson: com tanto ênfase na direcção artística, um humor único e um leque incrível de actores, o espectador só pode admirar-se de, como numa boa refeição, haver sabor por trás do cenário, e maravilhar-se com a não-linearidade da história e com a imaginação galopante posta no ecrã. Singularidade, assertividade de visão e uma imensa competência de realização são as grandes forças de Wes Anderson, o artista.

Na faceta social e histórica, o filme é influenciado pela obra e pelas próprias notas biográficas de Zweig: o foco no presente sem pensar no que está para vir, a naturalidade com que se encaram as abissais diferenças sociais, a militarização crescente, o nacionalismo galopante, o racismo instítuido, os favores, as corrupções, a inflação são temas abordados mais ou menos explicitamente.

Em termos mais literários e narrativos, da obra de Zweig são reflectidas com assinalável sucesso as histórias dentro de histórias, o repetido regresso ao passado para explicações do presente; normalmente, o início de um simples diálogo antecipa quase sempre uma viagem surpreendente. É também interessante a violenta mistura de contextos, antigo e moderno, isto já é uma criação de Anderson, que introduz um lado de bizarria credível: por um lado, poesias românticas, por outro sexualidades muito mais do que sugeridas; de um lado, a elegância de uma linguagem retirada de um livro do início século XX, do outro, o moderno conforto no uso de obscenidades.

Os personagens M. Gustave, o jovem escritor sem nome protagonizado por Jude Law e Zero Moustafa são habilmente retirados de uma mistura de personagens de "Beware of Pity", sem nunca parecerem completamente decalcados, e é gratificante reconhecer os pormenores. O velho Zero Moustafa, por exemplo, tem o porte que podemos imaginar para Herr von Kekesfalva, o milionário de origens discutíveis, história trágica e coração de ouro que, em novo, consegue o seu dinheiro manipulando uma empregada a quem foi deixada uma herança, por quem acaba por apaixonar-se verdadeiramente. O personagem principal do romance, Anton Hoffmiller, o militar obcecado com os sentimentos dos outros, está mais espalhado; há pontos de contacto no jovem escritor, em M. Gustave e até no militar refinado protagonizado por Edward Norton.

Naturalmente existem também pontos menos conseguidos neste “diálogo” Zweig-Anderson, especialmente na parte do filme que lida com o passado mais distante (1935): a importância dada por Anderson à estética, levada neste filme a requintes incríveis e que tanto prazer proporciona, induz por vezes uma sensação de parque de diversões, com demasiado foco em personagens-boneco e no artesanato; o lado trágicómico de Anderson existe, mas poderia haver um lado mais melancólico, traço distintivo em Zweig e que existe na outra época principal retratada (1968). O fulcral personagem do assassino sem escrúpulos, excelente composição de Willem Dafoe, é desenhado a traço demasiado grosso, óptimo para efeitos cómicos mas destruidor de subtilezas.

Independentemente das possíveis análises, o filme é muito recomendável: retém traços da obra de Zweig e está contido no universo cinematográfico de Anderson, muito dele não pertencente ao reino da palavra.


P.S. Wes Anderson conheceu os escritos de Stefan Zweig, outrora um dos mais famosos intelectuais europeus, há cerca de 7 anos, quando leu o "Beware of Pity", único romance do escritor austríaco, que li com gosto depois de ter sabido deste facto. A ele devo o conhecimento deste intelectual centro-europeu.

0 comentários:

Enviar um comentário